top of page
Imagem de Chico Araujo, foto, arquivo pessoal_edited.jpg

chico araújo

poema para bárbara

00:00 / 01:21

Leia o texto completo em PDF: 

Chico Araujo é poeta fortalezense autor dos livros de poemas já publicados “Versos de setembro e outras insurreições” e “Entre versos, sombras e assombros”. Tem trânsito fluido também na ficção literária, sendo de sua lavra os também já publicados livros que se abrigam na categoria da literatura infantil: “O menino e o outro menino” e “Aziul, uma história de sombras e de luz”; além de dois outros que cabem bem na categoria contos: “O relógio de parede” e “Em compasso de espera”, tendo, ainda, participação em coletâneas poéticas nacionais e publicações de textos em sites de ambiência literária.

Suas vertentes artísticas lhe possibilitam atuar como intérprete de MPB e como letrista em músicas aparceiradas com os artistas Matheus Viana, Marcos Sylva, Luciano Almeida Franco, Isaac Cândido, George Farias, Ítalo Bruno (Titi), Rogério Franco, João Pirambu, Jon Soares, Paulo Branco, Ricardo Nazareno, Elly Uchoa, Demi Leite e Augusto César.

Tem participação nos álbuns musicais “Ilustrações poéticas”, “Carta virada” e   “Sempre bamba”, do parceiro Marcos Sylva, e também no EP “Caminhos”, com o parceiro Matteus Viana.  

É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo especialização em Linguística pela mesma universidade. Tem o título de mestre por ter concluído o Curso de Mestrado em Letras (Literatura) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor de língua portuguesa e literatura por quarenta anos, com cátedras no ensino fundamental, médio e superior, neste atuando no nível de graduação nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Produção no Centro Universitário Christus. 

© 2024 por A Voz da Palavra.

bottom of page