
a voz da palavra
Lílian Martins é jornalista, tradutora, professora, pesquisadora e militante em Literatura com ênfase em Literatura Cearense.
Possui graduação em Letras Português, Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2011), especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Stella Maris (2015), em Gestão Educacional (2019) e em EaD e as Novas Tecnologias Educacionais (2020), ambas pela Universidade Cesumar. Tem Proficiência em Língua Espanhola pelo Instituto Cervantes-Madrid (DELE), Capacitação para Professor de Língua Espanhola como Língua Estrangeira pelo Instituto Alpha de Buenos Aires, Argentina (2011) e especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) (2021).
É mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará com a dissertação: "Com saudades do verde-marinho: o Ceará como território de pertencimento e infância em Ana Miranda", vencedora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura (2015) e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFOR) em 2016.
Atua como roteirista para TV, Rádio e Projetos Transmídias. É repórter da Rádio Alece FM (96,7 MHz) vinculada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desde 2007. Nesta emissora, é responsável pela apresentação e produção do programa literário semanal: “Autores e Ideias”. Atuou como curadora do I Simpósio sobre Literatura Cearense da Universidade Federal do Ceará (2013) e como coordenadora de conteúdo do curso de extensão “Literatura Cearense” (EaD/140h) da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Universidade Federal do Ceará (2020).
Como tradutora, atuou como intérprete para a Prefeitura Municipal de Fortaleza (2008), fez a legendagem em língua espanhola para o filme: “Tempo Branco” de David Aguiar e Sabina Colares, vencedor do Prêmio Olhar do Ceará do 24º Cine Ceará e está finalizando a tradução da antologia da escritora peruana Blanca Varela.
Na literatura, atua como pesquisadora e docente da Rede Pública de Ensino Estadual do Ceará desde 2011. Integra o grupo de pesquisa “Ceará em Letras”, responsável pela publicação de diversos estudos acadêmicos sobre Literatura Cearense desde 2014. É autora de importantes ensaios de fortuna crítica nas coletâneas: Literatura em Debate (2014); Literatura no Ceará: diálogos interdisciplinares (2016); Percursos da Literatura no Ceará (2017); Ana Miranda entre Histórias e Ficções: estudos críticos (2017); Ceará em Prosa e Verso (2018) e A Literatura Cearense em Diálogo: múltiplos olhares sobre a obra de José Alcides Pinto (2021).
Como cronista, foi colunista do blog “Leituras da Bel”, vinculado ao jornal O POVO, de 2017 a 2019, em que escrevia crônicas sobre música e literatura. É coautora nas coletâneas do suplemento Maracajá (2019) e do Álbum Fortaleza Ilustrada (2020), publicados pela Fundação Demócrito Rocha.
Tem experiência na área de Letras, Comunicação, Literatura, Língua Espanhola, Educação a Distância e Inovações Educacionais. Desenvolve pesquisa sobre Infância, Identidade, Pertencimento, Literatura de Autoria Feminina, Literatura Latino-Americana e Literatura Cearense, com ênfase na produção bibliográfica da escritora Ana Miranda.