
a voz da palavra
Cineasta poeta, roteirista e professor, Nirton Venancio tem Licenciatura Plena em Letras, pela UECE, com habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa. Foi um dos fundadores do Grupo Siriará de Literatura, em Fortaleza, 1979; é membro da Associação Nacional de Escritores.
Publicou os livros Roteiro dos pássaros (Editora e Gráfica Lourenço Filho, 1981), Prêmio Filgueiras Lima de Poesia; Cumplicidade poética (Livraria Senzala Editora, 1984); Poesia provisória (Editora Radiadora, 2019); Trem da memória, (Editora Radiadora, 2022). Integrou a antologia Poesia Sempre, nº 13, organizada por Ivan Jungueira, (Fundação Biblioteca Nacional), 2000. Premiado em vários concursos nacionais de poesia, escreve para revistas e periódicos culturais no Brasil, Portugal e Espanha. Mantém as páginas www.nirtonvenancio.blogspot.com e www.olharpanoramico.blogspot.com
Em cinema, foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Ceará; crítico de cinema do jornal O Povo (CE); realizou os curtas-metragens Um cotidiano perdido o tempo, com vários prêmios, entre eles o Margarida de Prata da CNBB 1988, concorrendo em certames internacionais (Alemanha, Cuba, Argentina); Walking on water, realizado para TV HouseTop, Inglaterra; O último dia de sol, primeiro filme brasileiro ambientado no dia do golpe militar, premiado em vários festivais nacionais, representante do Brasil em festivais em Cuba, Argentina, Chile e Estados Unidos; documentário Dim, também contemplado em diversas mostras; documentário longa-metragem Pessoal do Ceará – Lado A Lado B, lançado em 2024, abrindo o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin.