top of page
Rafael Martins - foto, arquivo pessoal_edited.jpg

Rafael martins

lesados

00:00 / 02:25

Leia o texto completo em PDF: 

Rafael Martins é dramaturgo, roteirista, ator e pesquisador, com carreira nas artes cênicas e audiovisuais. Nascido em São Paulo, em 11 de fevereiro de 1981, veio para Fortaleza aos dois meses de idade, onde reside e desenvolve sua produção artística até hoje. É mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É membro fundador do Grupo Bagaceira de Teatro – importante coletivo de artes cênicas brasileiro, que completará 25 anos em 2025 – e possui formação como ator pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar.

Iniciou sua trajetória artística em 1992 como ator e estreou como dramaturgo em 2000. Desde então, escreveu dezenas de peças teatrais, que foram montadas e remontadas em diferentes estados do Brasil. Muitos de seus textos são fruto de processos colaborativos, nos quais Rafael atua diretamente na sala de ensaio, interagindo com elenco e direção. 

Dentre outras peças teatrais, é autor das seguintes obras: Interior, Metendo a Boca, Inacabado, A Mão na Face, Sala Vazia, Vida Útil, Lesados, Fishman, O Realejo, Uma de Duas, InCerto, Por que a gente não é assim?, En Passant, Foi - Uma Peça aos Pedaços, Caio e Léo, O Livro, Auto da Cobra, O Presente de Cecília e Choveu e as Nuvens Caíram no Chão. É também autor dos livros Lesados e outras peças e Oito peças curtas.

Seus espetáculos já integraram programações de importantes eventos teatrais, como Itaú Cultural, Palco Giratório, CCBB, Caixa Cultural, Festival de Curitiba, FILTE Bahia, Festival Recife do Teatro Nacional e Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, além de festivais internacionais como FITCRUZ, na Bolívia.

No cinema, estreou como roteirista e ator no longa-metragem Inferninho (2018), projeto colaborativo entre o Grupo Bagaceira, Marrevolto Filmes e Tardo Filmes, no qual dividiu o roteiro com os diretores Guto Parente e Pedro Diógenes. Desde então, participou de diversas produções audiovisuais, alternando-se entre as funções de ator e roteirista. Seu percurso acadêmico e artístico inclui a dissertação de mestrado Do Teatro ao Cinema: uma cartografia do processo criativo do filme Inferninho (UFBA, 2021).

Além de atuar e escrever, Rafael ministra cursos, oficinas e consultorias voltadas à dramaturgia, desenvolvendo projetos formativos que aprofundam as conexões entre a criação textual e os processos colaborativos. É o idealizador do projeto Pausa Dramática, que promove ações educativas no campo da dramaturgia.

© 2024 por A Voz da Palavra.

bottom of page